FORMAÇÃO
Administrar o tempo | Portal Frutos de Maria - Formação
Administrar o tempo
Administrar o tempo, uma estratégia urgente
10/10/2016
Administrar o tempo
O tempo deve estar a nosso favor, não contra nós

Ultimamente, o tempo tem se tornado uma realidade muito valiosa, e administrá-lo é uma estratégia urgente para quem possui diversas funções e trabalha com múltiplas tarefas.

Quem nunca disse ou ouviu esta expressão: “O tempo está voando!”? Ouvimos, constantemente, as pessoas dizerem que estão sem tempo para isso ou para aquilo. A impressão é que os ponteiros do relógio estão passando mais rápido.

É certo que a sociedade passa por transformações e que o número de informações, às quais temos acesso diariamente, é muito maior do que tínhamos há alguns anos. A quantidade de pessoas com as quais nos comunicamos, muitas vezes, chega a cansar nossa mente e torna nosso “HD interno” sobrecarregado e lento.

Penso que o tempo não está voando. Na verdade, as pessoas é que têm se deixado levar por muitas atividades e, sem planejamento nem equilíbrio, acabam adoecendo. Observa-se, no contexto atual, que as pessoas sofrem com doenças causadas pelo excesso de atividades.

Contudo, o tempo deve estar a nosso favor, não contra nós! A Bíblia, em Eclesiastes 3,1 diz: “Há um tempo para cada coisa debaixo do céu”. Com essa palavra, somos convidados a administrar o tempo a nosso favor.

Organizar para administrar
Fazer um cheklist das atividades do dia é uma boa sugestão para quem deseja organizar o seu tempo. De forma prática, liste, na sua agenda física ou nos aplicativos de dispositivo móvel, por prioridades, as atividades que você precisa executar durante cada dia.

Exemplo:


  •     Reunião de Marketing às 10h;
  •     Marcar o médico;
  •     Responder os e-mails do financeiro;
  •     Buscar as crianças na escola;
  •     Agendar reunião de avaliação;
  •     Preparar os relatórios de venda;

O fato de você escrever já é um meio para o seu cérebro memorizar. Também, ao optar por usar aplicativos, esses têm a opção de alertas e notificações.

Um bom projeto de vida com metas a serem vencidas mês a mês também contribui para um bom começo de carreira.

Seja na área profissional, familiar ou afetiva, o tempo deve estar a nosso favor. Não podemos estar em dois lugares ao mesmo tempo nem realizar duas ou mais atividades em tempo real. É necessário escolher primeiro o essencial, o mais importante.

Infelizmente, observamos que as pessoas passam mais tempo com os dispositivos móveis do que dialogando olho no olho. Precisamos cultivar a cultura do encontro, a cultura do off-line!

Colocando em prática as realidades que trouxemos aqui, em breve você olhará no relógio e notará que o tempo está no seu curso normal, e você se tornará uma pessoa mais feliz!

Tags:


Compartilhe:

VÍDEOS RELACIONADOS
Frutos de Maria - "Construindo a Civilização do Amor"
© 2008 - 2017 Todos os direitos reservados.